Loading...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Rock do dia


Europe
More Than Meets The Eyes 

Biografia


O início

Em primeira aparição, a banda chamava-se Force, formada em 1978, em Upplands VäsbyEstocolmo e era formada pelo vocalista e teclista Joey Tempest, o guitarrista John Norum, o baixista Peter Olsson e o baterista Tony Reno. A banda enviou vários demos para as gravadoras, mas disseram-lhes que para poderem ser publicados teriam que cortar os cabelos e cantar em sueco. Dois anos depois, Olsson saiu da banda e foi substituído por John Levén. Alguns meses mais tarde, Levén juntou-se à banda Rising Force de Yngwie J. Malmsteen e o baixista anterior de MalmsteenMarcel Jacob juntou-se aos Force. Isto só durou três meses, contudo Levén aparentemente tinha conflitos com Malmsteen, portanto ele e Jacob trocaram de lugares novamente.
Em 1982, a namorada de Tempest colocou os Force no concurso de talentos de Rock Sueco Rock-SM. Competindo contra 4 mil bandas, eles ganharam o concurso, as suas recompensas seriam um contrato de gravação de um álbumTempest venceu a nomeação individual para melhor Vocalista e Norum venceu o nomeação para melhor Guitarrista. Durante o concurso, o Force mudou seu nome para Europe. O seu álbum homônimo foi lançado no ano seguinte alcançando a posição 8 na Suécia e 10 no Japão. O single "Seven Doors Hotel" tornou-se um êxito Tokio Hot 100 do Japão, chegando ao top 10. O segundo álbumWings of Tomorrow foi lançado um ano mais tarde, chegando a posição 20 na Suécia. O singleOpen Your Heart colocou a CBS Records interessada na banda, oferecendo-lhes um contrato internacional em 1985. O teclista Mic Michaeli foi brevemente recrutado para tocar nos concertos ao vivo e tornou-se um membro oficial pouco tempo depois. Ao mesmo tempo, Tony Reno foi despedido por causa da sua falta de motivação e por alegadamente faltar aos ensaios. O seu substituto foi Ian Haugland. Em 1985 os Europe gravaram a banda sonora para um filme de adolescentes sueco On the Loose, que lhes deu o êxito Rock the Night. Vários meses mais tarde, Tempest foi convidado a escrever uma canção para o projeto de solidariedade Swedish Metal Aid. Eles escreveu Give A Helping Hand, que iria representar as maiores estrelas do rock e metal sueco. O ganho das vendas do single, que foi produzido pelo Kee Marcello guitarrista dos Easy Action, foi doado às pessoas famintas da Etiópia.

O vocalista e líder Joey Tempest.


Sucesso mundial

No final do ano eles começaram a gravar o seu próximo álbum. O resultado foi The Final Countdown, um bom desempenho mundial lançado em 1986. A faixa-título foi Nº1 em 26 países (incluindo as paradas da Reino Unido) e o hit Carrie atingiu a 3ª posição na tabelaBillboard Hot 100 nos EUA, enquanto a faixa título ficou em oitavo (o álbum também), vendendo ao todo mais quase 20 milhões de cópias até hoje, contando o álbum e o single. Faixas como Rock The Night, que foi regravada e Cherokee também entraram no top 100 da Billboard. Não satisfeito com a predominância de teclados na produção do disco nem com a imagem comercializada da banda, John Norum decidiu deixar os Europe em novembro de 1986 para seguir uma carreira solo. Kee Marcello foi convidado a substituí-lo e depois de alguma consideração como compor e cantar (o que acabou não ocorrendo mais tarde) decidiu juntar-se à banda. O ano seguinte incluiu digressões de sucesso pelo continente Europeu e nos EUA. O sucessor de The Final Countdown foi intitulado Out of This Worlde foi lançado em 1988, com um som muito mais voltado ao AOR que o álbum anterior, numa altura em que os Guns N' RosesINXS e osU2 tinham quebrado o monopólio que o hard rock melódico tinha na indústria da música. O álbum venderia três milhões e meio de cópias, que foi considerado um fiasco comparado com as vendas do álbum e single do álbum anterior. Mais digressões seguiram-se, incluindo uma digressão nos EUA com Def Leppard e um concerto num festival no National Bowl em Milton KeynesInglaterra com Bon JoviSkid Row e Vixen.
Em setembro de 1989, os Europe deram um concerto no clube Whisky a Go Go em West HollywoodCalifórnia, sob o pseudónimo Le Baron Boys. Esse nome seria mais tarde usado como o título para uma muito circulada bootleg dos Europe, que continha gravações demo de 1989-1990 (pois a gravadora se recusou a colocar as músicas num futuro álbum por julgarem serem "pesadas"). Dois anos mais tarde, o álbum Prisoners in Paradise foi lançado (alcançando apenas a posição 9 na Suécia, após os 2 álbuns anteriores terem chegado ao topo), mas recebeu atenção limitada da parte da mídia devido ao "boom" do movimento grunge, começado pelos Nirvana e Pearl Jam. Na véspera de ano novo de 1991, os Europe começaram uma nova digressão com um espetáculo no Tokyo Dome, onde TeslaThunder e Metallica também atuaram. Curiosamente, o espetáculo chamava-se The Final Countdown. Depois de dez anos de viver, gravar e digressarem juntos, os Europe decidiram parar no meio da digressão em maio de 1992, quando após algumas discussões o guitarrista Kee Marcello deixou a banda e também o tecladista Mic Michaeli. Joey Tempest ainda chegou a chamar John Norum de volta, que recusou, e também o baterista Tony Reno (pois Ian Haugland havia sofrido um acidente de moto que o deixaria 6 meses sem tocar), para retornarem o Europe dos 2 primeiros álbuns, o que não ocorreu. Desde então, Tempest, Norum e Marcello lançaram álbuns solo, enquanto os outros membros participaram em diferentes projetos e bandas.


Reuniões

Para as celebrações do Minénio, os Europe foram convidados a dar um concerto em Estocolmo na Véspera de Ano Novo (disseram que foi uma proposta milionária irrecusável, pois a banda devia altos impostos devido ao seu antigo empresário Thomas Erdtman ter levado boa parte do dinheiro que o Europe ganhou na carreira, e que só foi resolvido em 2000). Esse seria o primeiro concerto deles com dois guitarristas principais, pois tanto Norum como Marcello aceitaram tocar. Contudo esta não foi uma reunião a tempo inteiro e sim um evento único. Ao longo dos anos, houve vários rumores da reunião da banda e a 2 de outubro do 2003 foi dado como oficial: os Europe anunciaram planos para um novo álbum e uma digressão mundial. A banda então voltou à formação clássica da altura de Final Countdown, com John Norum como o úncio guitarrista principal. No verão de 2004 os Europe seguiram numa digressão por festivais pelo continente Europe. Os alinhamentos dos concertos incluíam vários clássicos antigos, mas também introduziu a faixa-título do seu novíssimo álbum - Start from the Dark. Start from the Dark foi lançado em finais de 2004 (chegando a posição 2 na Suécia) e recebeu boas críticas dos críticos da música. Os Europe começaram uma nova digressão mundial (lançando um DVD, Live From The Dark, gravado em Londres) e depois de 2 anos lançaram Secret Society, a 25 de outubro de 2006, segundo álbum de estúdio após o retorno da banda, e saindo em digressão mundial. O novo álbum é considerado o mais pesado já feito pela banda, sendo bastante superior e melhor produzido que o anterior (chegando a posição 4 na Suécia).
Em 26 de janeiro de 2008, os Europe deu um concerto acústico na sala Nalen em Estocolmo, chamando ao evento Almost Unplugged. A banda foi acompanhada por um quarteto de cortas e tocou versões trabalhadas das suas músicas, assim como versões cover de músicas de bandas que influenciaram o som dos Europe ao longo dos anos - Pink FloydUFO,Led Zeppelin e Thin Lizzy. O show foi transmitido ao vivo através da internet no site oficial dos Europe. Foi lançado em CD a 17 de setembro de 2008.
Os Europe lançaram em setembro de 2009Last Look at Eden, o terceiro álbum após a volta do Europe, que de todos os álbuns desde o retorno é o mais comercial e próximo do som que o Europe fez nos anos 80 (chegaram ao primeiro lugar das paradas da Suécia, fato conseguido só nos anos 80, com The Final Countdown e Out Of This World). Em 2010 a banda tocou pela primeira vez no Brasil, se apresentando na cidade de São Paulo em novembro.
Em 2011 o Europe continua sua mais longa turnê, que irá até o meio do ano (porém o Europe deu intervalos na turnê do mais novo álbum entre 2009 e 2011). Em fevereiro a banda gravou durante uma apresentação em Londres seu novo DVD e CD ao vivo (que será oficialmente o primeiro registro ao vivo da banda), a serem lançados em maio (ainda não foi revelado o nome).
Está previsto também a gravação de mais um álbum de estúdio para o fim do ano e será gravado com o produtor Kevin Shirley, de acordo com a banda.



1 comentários:

massa!!este album "Out of this world" escutei bastante !

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More