Loading...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ROCK DO DIA 17/08/2011 COLDPLAY "WarningSign"






                        

 Formada em 1998, na capital inglesa, Londres, a banda Coldplay é hoje um dos maiores nomes do rock no planeta. Sucesso de público e crítica, o conjunto é liderado pelo vocalista Chris Martin e ainda conta com o guitarrista Jon Buckland, o baixista Guy Berryman e o baterista Will Champion.

 Com o lançamento do mais recente disco, Viva La Vida Or Death And All His Friends, a banda conseguiu três prêmios Grammy (Canção do Ano e Melhor Performance Pop por um dupla ou grupo, com Viva La Vida, e também Melhor Disco de Rock do Ano, por Viva La Vida Or Death And All His Friends).

 Os integrantes da banda se conheceram durante no período universitário. E antes de chegarem ao primeiro CD, lançaram dois Eps: Safety e The Blue Room, este último lançado em 1999. Assim, a banda conseguiu um contrato com a gravadora Parlophone.

 Parachutes é o título do álbum de estréia de Martin e cia. As músicas Yellow, Trouble e Shiver logo estouraram no Reino Unido. E não demorou muito para a banda cruzar o continente e chegar aos Estados Unidos. Tanto é, que conseguiu faturar um Grammy (principal premiação musical nos Estados Unidos), de melhor performance de música alternativa.

 Em 2002, a banda inglesa reaparece com A Rush Of Blood To The Head, disco que consolidou o nome Coldplay nas paradas pelo mundo. O primeiro single do disco foi In My Place, que também levou um Grammy. Porém, o principal hit do álbum foi Clocks que além de conquistar as paradas por todos os continentes, garantiu o Grammy de Gravação do Ano, em 2004.

 O Coldplay manteve seu lugar no hall das mais famosas bandas do mundo com o lançamento de X&Y, terceiro disco de estúdio da banda.      Mesmo lançado apenas em junho, o álbum foi o mais vendido de 2005, contando com o impulso de novos sucessos como Speed Of Sound, Fix You e Talk.

 Ainda assim, depois de ser criticada por X&Y (devido às semelhanças com o disco anterior, A Rush Of Blood To The Head), o Coldplay se preparou para surpreender o mundo, com um disco ousado. Viva La Vida Or Death And All His Friends, quarto trabalho da banda, é também aquele que quebrou recordes para o Coldplay. O disco estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e Reino Unido (fato inédito na carreira da banda), foi também o mais vendido pela Internet e terminou 2008 como o mais vendido do ano.

 O Coldplay lançou  o clipe de "Every teardrop is a waterfall", primeiro single do novo álbum do grupo, previsto para ser lançado neste ano. O vídeo, em stop-motion, traz o uso de grafite fluorescentes espalhados nas paredes de um prédio abandonado em que a banda se apresenta (assista ao vídeo).

 A faixa, quando lançada, foi acusada de ser plágio do dance pop "Ritmo de la noche", do Mystic, devido à linha de guitarra e sintetizadores simliares. A banda divulgou um comunicado depois explicando que a música foi composta tendo o filme "Biutiful", de Alejandro González Iñárrit, como inspiração.

"Chris [Martin, vocalista e principal compositor] se inspirou para escrever a canção após assistir o filme 'Biutiful'. Nele, há uma cena em uma danceteria - em que uma canção está tocando no fundo", contou um agente do Coldplay. "Essa canção tem sample de "I go to Rio", de Peter Allen e Anderson Adrienne. Por esse motivo, Allen e Anderson também são creditados como os autores de 'Every teardrop is a waterfall'".

O Coldplay é uma das principais atrações da edição 2011 do Rock in Rio.

A banda toca no dia 1 de outubro ao lado de atrações como Jay-Z, Maná e Skank.


0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More