Loading...

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rock do dia 30/09/2011 Tarja Turunem - Dark Star

Tarja Turunen - Dark Star





Biografia



Eleita a voz da Finlândia em 2007, Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, mais conhecida como Tarja Turunen, descobriu sua paixão pelo canto lírico com 15 anos ao ouvir uma versão de "O Fantásma da Ópera" interpretada pela cantora inglesa Sarah Brightman. Desde então, soube que era o que gostaria de fazer, afinal, como era possível alguém cantar daquela forma? 

Depois de alguma insistência, começou a ter aulas particulares de canto lírico com um professor da região, ele queria que Tarja pensasse um pouco mais antes de iniciar seus estudos de canto lírico, pois, segundo ele, ao fazê-lo, poderia perder algumas "nuances" de sua voz, consideradas raras. 

Aos 17 anos, foi convidada por Tuomas Holopainen, seu amigo de infância e tecladista do Nightwish para se juntar a ele e ao Emppu, guitarrista da banda, num projeto acústico. Tarja disse sim e ao redor da fogueira daquele acampamento de inverno o Nightwish foi formado. 

Como vocalista do Nightwish, que viria a se tornar uma referência no que diz respeito ao equilíbrio entre o vocal lírico e o heavy metal, Tarja teve grandes oportunidades: fez turnês por boa parte do globo, tornando-se mundialmente conhecida e no meio de uma agenda apertada por turnês e gravações encontrou espaço para um novo projeto, o Noche Escandinava. Além de se "lançar" como cantora solo e fazer participações com músicos como Beto Vazquez e Schiller. 

Depois de cinco álbuns e três DVDs, dois já lançados e outro prestes a lançar, Tarja, após um período de quase dez anos, é demitida da banda ao término de um show no Hartwall Arena, em Helsinki, Finlândia, em outubro de 2005. 

No ano de 2006, a cantora decide lançar o seu primeiro trabalho solo, Henkäys Ikuisuudesta (Sopro da Eternidade), um CD de músicas natalinas prosseguindo, assim, com a turnê que havia iniciado em Dezembro do ano anterior.

Em 2007, o álbum conceitual intitulado My Winter Storm (Minha Tempestade de Inverno) é lançado em mais de setenta países. Seu título faz referência a todos os fãs da cantora que vem acompanhando a sua trajetória ao longo de sua carreira, além de remeter aos longos invernos de sua terra natal, a Finlândia. As músicas que narram a história dos quatro personagens :The Doll ( a Boneca), The Dead Boy (o Garoto Morto), The Phoenix, (a Fênix ) e The Queen of Ice (Rainha do Gelo), contam, ainda, com a participação de grandes nomes do rock tais como: Mike Terrana (ex-RAGE), Max Lilja (ex-Apocaliptica) e Kiko Loureiro (Angra).

O novo álbum da cantora, What Lies Beneath (O Que As Mentiras Escondem), está programado para o dia 03 de Setembro desse ano. Sobre o trabalho, Tarja mencionou que será mais pesado que o My Winter Storm, cuja melodia teve predominância de arranjos e orquestras.


0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More