quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rock do dia 28/09/2011 The Cranberies "Zombie"








The Cranberries é uma banda irlandesa de rock alternativo que ganhou notoriedade durante a década de 1990. Em 2003, encerrou suas atividades temporariamente, sendo ainda indeterminado o provável retorno.

A banda é composta por Dolores Mary Eileen O’Riordan Burton (voz, tecladista e segunda guitarra), Michael Gerard Hogan (Baixo), Noel Anthony Hogan (Guitarra) e Fergal Patrick Lawler (Bateria).

Noel e Mike Hogan, dois irmãos de Limerick, idealizaram a banda em 1989 e a formam com o baterista Fergal Lawler em 1990. O nome original era The Cranberry Saw Us, o “saw us” fazendo um trocadilho com sauce, molho em inglês (vale lembrar que cranberry é fruta típica da ilha irlandesa). Dolores O’Riordan fez o teste e ganhou o papel de vocalista principal, compondo a letra de “Linger”. Sua voz é um elemento importante da sonoridade da banda.

O diferencial das canções do grupo está justamente na voz de Dolores, que é quase mais um instrumento do grupo. Diferente da delicada voz de Elizabeth Frazier ou da maliciosa voz de Björk, Dolores consegue passar do mínimo sussurro ao grito em um instante.

Ao longo dos treze anos de carreira a banda alcançou sucesso mundial através de cinco álbums:

- “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?” (1993), cujos singles foram “Dreams” (1992/1994) e “Linger” (1993);

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More