quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15 anos sem Renato Russo




No dia 11 de outubro de 1996 o líder da Legião Urbana perdeu a batalha para o HIV

E assim se passaram 15 anos desde que Renato Russo se foi selando assim também o fim da Legião Urbana a banda que por anos foi a mais popular e a com os maiores fanáticos do país. Renato morreu poucos dias após o lançamento do álbum A Tempestade ou o Livro dos Dias, seguramente o mais amargo da carreira da banda.



Renato Russo assim como Cazuza morto em 1990 foi vitimado pelo HIV. O líder da Legião era soropositivo provavelmente desde 1989, mas preferiu não divulgar publicamente que sofria com a doença. Daí a surpresa com que fãs e imprensa foram pegos naquele 11 de outubro de 1996 quando a notícia foi divulgada.



Um dos maiores nomes de todo o rock brasileiro, Russo ao lado da Legião Urbana deixou um vasto legado. Foram sete discos de estúdio e mais um álbum póstumo, fora os trabalhos ao vivo e os dois discos solo - um com covers de canções do pop americano e inglês e outro dedicado à música italiana.

Divulgação

Famoso por suas letras ora poéticas, ora contundentes, ele fez da Legião Urbana mais do que uma máquina de sucessos, mas uma banda com que os fãs tinham uma relação única. Assistir a um show da banda era quase como estar presente em uma cerimônia religiosa.



A plateia cantava literalmente todas as músicas de cabo a rabo, não importando quão longa ou complicada fosse a letra e Renato Russo.

O fato é que 15 anos depois o público e a indústria seguem procurando por uma nova "Legião". Algo que quanto mais o tempo passa mais fica óbvio que não vai acontecer. Afinal os anos 80 e 90 e suas peculariadades não voltam mais. Mas ao menos as canções ficaram e essas não morrem.


Deixe aqui seu comentário em homenagem ao grande Renato Russo a voz da Legião Urbana.

"É a verdade o que assombra, o descaso o que condena, a estupidez o que destrói…"





0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More